Dicas para quem estuda ou quer estudar a distância

maio 02, 2017


Estou fazendo faculdade a distância desde outubro do ano passado. Estudar em casa é bem mais difícil, pois qualquer coisa pode te distrair, seja a TV, mensagens no celular, algum jogo ou o que for. Numa situação dessas até uma simples formiga na parede pode tirar sua atenção dos estudos. 

Demorei umas semanas para me acostumar a estudar mais em casa, confesso que ainda estou me adaptando a essa nova fase da minha vida, mas estou me acostumando cada vez mais com isso tudo. Como não é a primeira vez que faço um curso a distância, foi um pouco mais fácil me organizar, mas percebi que muita gente tem dificuldade nesta parte, então resolvi dar algumas dicas nesse quesito. Lembrando que o post é útil para qualquer tipo de estudante.


1- Faça um cronograma de estudo

Ter um cronograma é importante para os estudos. Você precisa tirar pelo menos uma hora do seu tempo livre para pôr os estudos em dias, mas se não tiver tempo para fazer isso todos os dias, tire pelos menos dois ou três dias na semana a depender do número de matérias que você tenha.

2- Compareça nas tutorias 

Se você faz curso semi presencial como eu, essa dica é muito importante. Tenho aula uma vez na semana no período da noite, então procuro sempre estar presente no dia para tirar minhas dúvidas e isso tem me ajudado muito.

3- Procure sempre tirar suas dúvidas

Não precisa ter vergonha, é super normal ter dúvidas e elas devem ser tiradas o mais rápido possível, por isso é importante que tenha o contato do seu tutor ou tutora.

4- Anote tudo o que achar importante

Anotar palavras chaves num bloquinho ou caderno é muito importante. Certifique-se de sempre anotar tudo, mesmo estando tudo na internet ou numa apostila, escrever a palavra ajuda muito a lembrar!

5- Revise tudo antes da prova

As provas na maioria das vezes são presenciais e é bastante conteúdo que cai, então é importante dar uma revisada nos assuntos para depois não passar horas pra concluir a prova.

Estudar é importante e é algo que não tem idade, não importa quantos anos você tem, se estar muito velho ou muito novo, obter conhecimento é algo muito importante para nossa vida! Espero que tenha gostado e até a próxima.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Faculdade online é muito bacana, estou pensando em começar a fazer um curso para conciliar com a minha faculdade presencial!
    Será que consigo dar conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, pra tudo se dá um jeito nessa vida!

      Excluir
  2. Olha eu confesso que tenho uma disciplina na faculdade que é a distância, E confesso também que deixo tudo para a ultima hora, acabo não levando tão a sério como levo as outras disciplinas presenciais. Mas vou seguir suas dicas para me dar melhor no meu ead. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga mesmo, matéria a distância é tão importante quanto!

      Excluir
  3. Eu já pensei em estudar a distância, mas não sei se isso vai dar certo, gosto de aula presencial porque isso me dá mais disciplina, assim não sei se não vou acabar deixando tudo pra depois ... mas adorei as dicas, vou pensar sobre isso novamente!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa mesmo, faculdade a distância não vai tomar tanto seu tempo.

      Bjs <3

      Excluir
  4. Estudar a distância parece ser bem legal, mas temos que ficar alerta, pois infelizmente existem alguns trambiqueiros
    Gostei do seu post com dicas

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só escolher uma instituição séria que aí não vai ter problema!

      Excluir
  5. Parabéns pelo post, as dicas são ótimas para qualquer um que esteja estudando, pois é muito notável o quanto nos distraimos ou não acompanhamos tudo o que deveríamos. Tentarei seguir suas dicas hahaha
    By: Evy | atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Faço alguns cursos por EAD e normalmente me perco. Vou seguir as suas dicas!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, até porque pretendo estudar, mas presencial para mim fica complicado.
    Parabéns pelo post e pelas dicas.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  8. Ola Ana, tudo bem?
    Adorei a ideia do post! Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade em fazer cursos online porque sempre me enrolo,rs. Da próxima vez, me atentarei as suas dicas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bem bacana isso, ja quis mas fiquei meio na duvida se realmente é bom.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana
    Também estou fazendo um curso à distância e é muito complicado mesmo.
    Tem que ter muita disciplina, senão já era...


    Parabéns pelo blog.
    https://sobrecadamomento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este post foi feito especialmente para mim, Ana, rs? Estava pensando em fazer algum curso de escrita a distância. Adorei de verdade as dicas.

    Obrigado pela postagem, haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado! Muita gente tem dificuldades com esse tipo de assunto, inclusive eu tinha.

      Excluir
  12. Oi Ana, tudo bem?

    Confesso que teria problemas para estudar a distância, pois qualquer coisa já me distrai e faz eu perder o foco. Mas, suas dicas foram muito bacanas e são realmente importante. Com toda certeza irei aplicá-las se decidir passar pela experiência futura. Excelente post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava isso, mas depois que comecei acabei gostando.

      Bjs..

      Excluir
  13. Já faço isso, principalmente com inglês e sinto que não estou progredindo tanto por eu ser desatenta e desorganizada. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  14. Eu já comecei uma faculdade a distância é já fiz faculdade presencial, a distância é muito mais puxado que a presencial porque se você não se organiza não consegue acompanhar. Adorei o post. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Suas dicas são super bacanas.
    Apesar de já ter terminado duas faculdades ainda penso em fazer mais uma rsrsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já tentei estudar para concurso a distancia, mas sempre me distraia ou perdia a vontade mesmo com algumas dessas dicas... mas o problema deve ser eu mesma hahaha, tentar com mais afinco da proxima vez!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudar a distância não é nenhum bicho de sete cabeças, vai tentando que você consegue, mulher kkk.

      Bjs <3

      Excluir
  17. Eu tenho algumas matérias a distância da faculdade e realmente tenho que colocar tudo em ordem e criar um cronograma, muito bom seu post!

    ResponderExcluir
  18. Disciplina, disciplina, disciplina e mais disciplina. Qualquer curso a distância só alcança o objetivo se o aluno de dispuser a focar no aprendizado, se colocar à disposição das horas necessárias para uma evolução nos estudos desta categoria EAD. Belo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de disciplina mesmo, estudo a distância é até mas difícil que presencial!

      Excluir

FACEBOOK

Parceiros

GeraLinks - Agregador de links

Google+